...Ele próprio foi uma grande luz no mundo.encarnando a luz da sucessão de profetas,que vieram antes e, no entanto está escrito sobre ele:"Houve um homem enviado por Deus.Seu nome era João. Ele veio como testemunha,para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Ele não era a luz, mas veios para testemunhar a luz, a luz verdadeira que vindo ao mundo,ilumina todo homem".(Jo 1,6-9).Segundo um midras cristão (história,mito ou lenda) associado a esses versículos, João não veios apenas dar testemunho da encarnação da luz suprema , a alma do Messias,mas abrir caminho para ele e servir de parteiro.
Conforme está escrito no profeta Isaias :Eis que eu envio o meu mensageiro diante de ti a fim de preparar o eu caminho;voz do que chama no deserto: preparai o caminho do Senhor ,aplainai as suas
veredas.Assim João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de conversão para a remissão dos pecados.E iam até ele toda a região da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém,e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.
João se vestia de couro de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre e proclamava:"Depois de mim vem o mais forte do que eu,a quem não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. Eu vos tenho batizado com água.Ele ,porém, vos batizará com o Espírito Santo".(Mc 1,-8)(1)
"A Cabala diz que não precisamos nos afastar do mundo para buscar estados superiores de consciência e realização.Na realidade, no caso da maioria das almas entre os fiéis e eleitos,a missão de Neshamah exige um forte contato com o mundo, tanto como os poderes divinos de cima. Entretanto, a cabala também diz que há almas de graus superiores que não estão destinadas a ter muito contato com o mundo material,pois têm uma missão ultramundana e devem evitar a interação com a esfera mundana.São tzaddikim muito raros e especiais,que se qualificam ao título de" maggid"(angélicos),porque a sua missão é semelhante à de um grande anjo e a sua alma fica mais nos céus do que no corpo.Segundo a Tradição,João Batista era um tzaddik. sagrado desse tipo,sendo muitas vezes chamado de "maggid" do Sagrado Evangelho.Como já dissemos,a alma de Elias reencarnou como João Batista e a cabala cristã diz que todos os grandes profetas enviaram uma centelha sagrada do seu Neshamah para a alma de João. de modo que a plenitude divina do Baal Shem- o mestre do nome -se encarnasse nele
1- PROFETA do apóstolo de luz. In: MALACHI, Tau.Cristo Cósmico; a Cabala do cristianismo gnóstico. Trad. Carlos A.I.Salum,Ana Lucia da Rocha Franco.São Paulo, Pensamentos,2008.p.288.
.
Neshamah-alma sagrada ,alma suprema,alma celestial,natureza divina, um aspecto da alma.
Tzadikim- justos- uma expressão para designar os adeptos e mestres espirituais da Tradição ,designa também todos os fiéis e eleitos.
Maggid-anjo, um termo usado para denominar qualquer arcanjo ou anjo;é também um termo usado para adepto ou mestre que tem natureza ultramundana, ás vezes usado com relação a adeptos e mestres desencanados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário