1.O santuário tríplice sagrado.
"O santuário é composto de objetos de refúgio,por meio dos quais os fieis e eleitos recebem asilo frente às influências negativas das forças klippóticas (infernais). Esses objetos de refúgio também atuam como veículo da graça divina. Os iniciados recebem o asilo e as bençãos da graça divina por meio da fé e da identificação com os objetos de refúgio---identificando-se com as imagens divinas do santuário sagrado.Quando dirigimos a mente, o coração e a vida ao santuário, os nossos pensamentos, sentimentos - emoções,palavras e ações são naturalmente elevados e preenchidos com as bençãos e a bondade do santuário.Isso tende a nos proteger da negatividade e a dissipa,dispersando o karma negativo e gerando karma positivo em seu lugar.O Santuário tríplice tem uma manifestação exterior,uma interior e uma secreta,sendo que cada uma representa dimensões mais sutis e sublimes do santuário,cada vez mais próximas do espírito e da verdade."santuário do exterior é chamado de santuário dos fieis,o interior se conhece como santuário dos eleitos e o secreto é chamado de santuário da Gnose divina.O santuário exterior é composto de três objetos de refúgio :
- Yesuha Messiah (Cristo)Por meio da fé na encarnação divina e, especificamente da fé no mistério da crucificação e ressurreição,estamos ligados espiritualmente a Yesuha Messiah.Por meio desse vínculo espiritual , somo libertados da matriz kármica e da escravidão no domínio dos Klippot(inferno) e, na mesma forma somos estabelecidos no caminho da grande ressurreição e ascensão. Yeshua Messiah é o primeiro objeto de refúgio porque é o centro da encarnação divina na primeira vinda, e portanto, todas as bençãos fluem dele".
- Os evangelhos,segundo objeto de refúgio.Ensinamentos ministrados pelo senhor Yeshua,O sermão da Montanha que aparece no evangelho de São Mateus é geralmente considerado o coração dos ensinamentos de Yeshua.Na tradição Sofia do gnosticismo,os Evangelhos de São Tomás, São João e Marcos,são o principal foco de estudo e contemplação,juntamente com a carta aos Hebreus e o Livro da revelação.No gnosticismo ,o Evangelho é muito mais do que está escrito: inclui ensinamentos internos e secretos,orais e escritos por parte de um iniciado à verdade e à luz.Faz alusão ao contínuo de prática e vida espiritual,por meio do qual o iniciado se faz"semelhante a cristo" e pode avançar em direção à consciência cristã.Aquele que vive a vida do Evangelho permanece no Santuário Sagrado.Círculo Gnóstico.
- Terceiro objeto de refúgio espiritual. Oportunidade de receber dos outros e dar aos outros.Transcendemos por meio de uma comunidade espiritual sadia.No círculo gnóstico recebemos ensinamentos e iniciações na sabedoria secreta do Evangelho---sendo o círculo uma Escola de Mistérios da qual recebemos nossa educação espiritual.As comunidades são essenciais para para o cristianismo gnóstico e ,participando delas, somo recebidos no santuário sagrado."
2.O Santuário interior
É composto de Tzaddik ( mestre espiritual)do grande anjo( a transmissão da luz) e da Noiva Santa (a inteligência ardente da transmissão da luz." Portanto é o santuário do discípulo.Essa é essencialmente a dimensão energética do Santuário sagrado,experimentado na prática e na vida espirituais---a vida divina.
O primeiro objeto de refúgio é o tzaddik, o nosso mestre e guia espiritual, por meio de quem a luz presença é encarnada e nos é manifestada. Embora Tzaddik possa ser desencarnado, o ideal é um Tzaddik encarnado com quem possamos ter uma interação mais fácil e objetiva. Por meio de Tzaddik somos unidos diretamente à transmissão de luz manifesta como sucessão apostólica---a todos os tzddikim ,passados,presentes e futuros, e à mãe Santa, ao senhor Yeshua e à senhora Maria.Assim o tzaddik é uma porta física da Santa Shekinah e funciona como veículo pelo qual a transmissão da luz é ministrada em ensinamentos e iniciações na sabedoria secreta.Há uma clara presença viva e um campo de energia espiritual ao redor de um tzaddik autêntico, que transmite suas bençãos de maneira espiritual e espontânea, e serve para nos proteger durante períodos de vulnerabilidade espiritual ou psíquica.
No entanto , ao falar do tzaddik,não estamos nos referindo à personalidade do tzaddik,mas à luz-presença que se manifesta dentro e por trás da aparência da pessoa sagrada,que reflete diretamente o Cristo interior dentro de nós.
Na verdade ,o mestre externo é uma manifestação exterior do nosso mestre guia interior--- nosso Neshamah ( alma sagrada,alma suprema, alma celestial) e o ser de Cristo.
No processo de realização,descobrimos que o mestre exterior e o mestre interior são a mesma luz-presença.,,O objetivo de um mestre espiritual, tanto encarnado quanto desencarnado, é manifestar a luz do Cristo interior."
1.MALACHI,Tao O Cristo Cósmico; a Cabala do cristianismo gnóstico.São Paulo, Pensamento, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário